Monitorando Cluster Shared Volumes
Olá!
Neste artigo veremos como monitorar os discos de um cluster de failover Microsoft utilizando o LLD do Zabbix. Se você não sabe o que é um cluster de failover, sugiro dar uma estudada aqui.
De modo geral, os discos que são apresentados a um cluster possuem um “dono”. Isso quer dizer que a propriedade de leitura e gravação naquele disco é de um dos nós do cluster, e somente dele. Com o recurso de CSV (Cluster Shared Volumes), ou volumes compartilhados do cluster, é possível que dois ou mais nós do cluster gravem dados em um mesmo volume ao mesmo tempo. Isso também agiliza o processo de failover, pois não é necessária a montagem e desmontagem do volume para a troca de propriedade. Mais informações sobre CSV aqui
Um dos pequenos “problemas” de se usar CSV é que o cluster simplesmente consome o volume e direciona-o para um diretório em C:\ClusterStorage\VolumeX, com X sendo incrementado a cada novo volume adicionado aos CSV.
Levando em conta que não poderíamos simplesmente monitorar os discos naturalmente através das chaves padrão do Zabbix (pois os discos não “existem” mais!), só nos restou desenvolver um script para coletar estes dados de forma dinâmica, através do LLD. Você pode baixá-lo aqui. Depois de baixá-lo, salve-o em um diretório de sua escolha.
A maioria dos scripts que acabo criando para fazer LLD fazem a descoberta quando executados sem parâmetro algum. Quando executado dessa forma, lista todos os discos CSV do seu cluster e formata a saída em formato JSON, utilizando a macro {#VOLNAME} para cada disco descoberto. É com base no valor dessa macro que o nome do disco será adicionado ao item de monitoramento e depois também utilizado nas coletas.
Acima vemos que o script encontrou somente 1 disco adicionado ao cluster em modo CSV.
Explore o script para descobrir que ele aceita 4 argumentos: used, free, pfree e total. Por exemplo, se quiser saber o tamanho total do disco 11, execute o comando a seguir:
Eu disponibilizei um template aqui para monitoramento, mas abaixo segue como criar a regra de descoberta:
Dessa forma, todos estes elementos serão criados para cada novo disco adicionado de forma dinâmica, sem a necessidade de ter que criá-los manualmente.
Espero que seja útil.
Grande Abraço!